segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Por que não?

Tenho vários motivos para fazer o que estou fazendo e apenas um para não fazer. Assim como outros atletas amadores, gasto boa parte do meu dia envolvido com meu esporte. Costumo brincar que o triathlon é hoje pra mim aquilo que faço entre dormir e trabalhar - e muitas vezes trabalho durante os treinos.

É um privilégio. Conviver com pessoas de hábitos saudáveis, que dividem a mesma paixão pelo esporte e fazem os mesmos malabarismos necessários para conseguir unir trabalho, vida pessoal e esporte numa só pessoa. É definitivamente uma experiência sem igual. É uma jornada! E é aí que reside a oportunidade de ajudar àqueles que tem sua própria jornada. Um pouco diferente da nossa, imposta pela vida na forma de uma doença debilitante e muitas vezes fatal.

Recebi a pouco tempo, no meu aniversário, um exemplar do livro "50 maratonas em 50 dias" de Dean Karnazes. Meu exemplar é especial, ganhei de aniversário de uma grande amiga, a Cláudia, que além de tudo teve o trabalho de pedir ao próprio Dean que autografasse o livro com um feliz aniversário... sem preço, obrigado Cláudia e Roger. Vocês tem sido ótimos.

Nesse livro Dean comenta de sites específicos nos Estados Unidos onde você pode dedicar provas de corridas para alguma causa. Esses sites arrecadam o dinheiro e enviam diretamente a instituição que você escolher, sensacional. E aí vem o único motivo para não fazer igual, que é o primeiro passo. É lógico que num país fraco institucionalmente como o nosso, tais sites teriam sua credibilidade questionada quase que imediatamente. Não era esse o caminho.

No meu caso o primeiro passo foi procurar uma instituição de apoio a pacientes com Leucemia. Não tinha dúvida alguma que esta deveria ser a causa eleita. A ABRALE - Associação brasileira de linfoma e leucemia foi recomendada através de indicações de amigos e alguns cruzamentos de referências entre pessoas conhecidas. São ótimos, estive hoje lá conhecendo pessoalmente a estrutura deles. O que mais me impressionou são os olhares. Calmos, decididos, atenciosos, pessoas que sabem que o que fazem importa e faz a diferença para alguém. Deve ser um trabalho emocionalmente envolvente, mas pelos olhares, muito satisfatório.

E foi assim, da noite pro dia que o Triathlon por uma Causa nasceu. Faço uma doação de 1 real para cada quilômetro percorrido em uma prova de triathlon. A primeira experiência foi em Pirassunuga, no long distance da Cia de eventos, prova tradicional e extremamente dura. Foi um sucesso. Conseguimos arrecadar fundos para comprar alguns kits do projeto dodói da Abrale. Valeu a pena. Foi uma prova especial, tive uma satisfação diferente ao completá-la.

Espero que minha ação venha inspirar outras pessoas.

Alguns links interessantes:
http://www.abrale.org.br/
http://www.abrale.org.br/docs/dodoi_geral.html

Marcos Vilas Bôas