terça-feira, 26 de outubro de 2010

Minha bicicleta

Já faz um mês do último post. Longo inverno pós o 70.3 de Penha. Bateu uma ressaca e excesso de trabalho. Voltei logo aos treinos para Clearwater (mundial de Ironman 70.3) que será dia 13 de novembro, mas foi difícil de embalar. Mesmo assim o que vou escrever hoje é sobre a bicicleta e o que ela significa pra mim.

Me lembro perfeitamente do primeiro dia que andei sem as famosas rodinhas. Tinha uma bicicleta pequena vermelha, possivelmente caloi, e meu pai me deu um pouco de ajuda no começo e desci a pequena rampa da saída da casa da esquina da Reinaldino de Quadros que, naquela época ainda era de terra. Andei por talvez uns 100 metros em direção a obra dos edifícios que ficam na esquina da Souza Naves com Pe.Germano Mayer. Ao fim da minha primeira jornada não sabia como fazer a curva e assim levei o primeiro de muitos tombos. Como poderia esquecer? Impossível. É a bicicleta, o símbolo máximo da minha infância. Meu meio de transporte, diversão, esporte, brincadeiras.

São momentos mágicos. Os dias de verão que recebiam no fim da tarde aquele famoso temporal e saímos para andar de bicicleta pelas ruas do bairro e voltávamos pingando - e sem freio também. As idas a natação na academia. Quando tínhamos as meninas para brincar juntos, fazíamos um misto de brincadeira de casinha e bicicleta, saindo de "casa" para trabalhar e voltar mais tarde e participar também das brincadeiras delas. Era ótimo. Certa vez meu grande amigo de infância, Marcos André, teve a feliz idéia de dar um susto em sua irmã e combinamos de passar um em cada direção em lados opostos a toda velocidade. O que não contávamos é que um dos dois errou o lado e batemos de frente sob os olhos admirados da Michele. Em outro dia estava na garupa da bicicleta dele e pedi que não descesse rápido da calçada e a próxima lembrança que tenho é do meu incisivo central direito quebrado (quem nunca viu é só prestar atençao na próxima vez que me encontrar). Para completar nossas peripécias saímos a noite para tocar a campainha dos vizinhos e nos esconder e numa dessas vezes tivemos que simular um tombo de bicicleta pois o vizinho resolveu fazer guarda em frente da casa e já estava no horário do jantar. Se colou não sei, mas foi ridículo simular choro rindo.

Depois vieram as bicicletas BMX. O primeiro a ter foi o Dudu, fazíamos um circuito na rua com rampas de madeirite "emprestadas" de alguma obra e tijolos da mesma origem. Cronometrávamos a volta e assim passávamos horas do nosso dia, tentando ser mais rápidos e acabando com o que restava de pele em nossos joelhos e canelas a cada tombo.

Teve também, um pouco antes, a época das Caloi 10. Eu tinha uma, o Marcos tinha uma peugeot azul e o Dudu uma Monark laranja. tínhamos um circuito pelas ruas do bairro e novamente saímos cronometrando as voltas. Pena que naquela época não pensávamos em andar em pelotão.

Sempre gostei de ferramentas e as manutenções eram feitas em casa. Claro que ter três irmãos mais velhos e um pai com uma caixa de ferramentas equipada ajudou muito. Mas aprendi a fazer quase tudo, desde regular freios, trocar e remendar câmeras, regular a tensão da corrente, lavar, limpar, lubrificar, o que tivesse que ser feito. Regulagem do câmbio era um pouco mais difícil mas as vezes dava certo e devo lembrar que não tinha blocagem rápida naquela época, era na base da chave de boca e alicate de pressão.

Hoje tenho uma bicicleta de gente grande mas sinto saudades daquelas bicicletas e do que elas significavam. A bicicleta é para a criança o símbolo máximo da liberdade e da responsabilidade que vem com ela. Você sai e está por conta própria, mas tem que cuidar bem dela, entender como funciona e respeitar seus limites permanentemente.

Minha filha tem cinco anos e ainda não sabe andar sem rodinhas. É mais velha do que eu era na minha aventura na bicicleta vermelha. Ela tem uma bicicleta das Power puff girls, rosa, linda, com uma cestinha em formato de coração, mas acho que nunca anda nela. Será que ela vai um dia gostar das bicicletas como eu? Sei lá, mas já tenho uma boa idéia de presente de natal e o que fazer nas férias com ela.

Fui... procurando bicicletas de meninas.