terça-feira, 16 de março de 2010

Treinos de Ciclismo

Os treinos de ciclismo podem ser os mais divertidos de todos. Bicicleta é gostoso. A sensação de liberdade é indescritível. E cá entre nós, elas estão ficando cada vez mais bonitas. E nada como ter um brinquedo bacana nas mãos.

Vou dividir os tipos de treinos que faço em três grupos: Estrada, giro e qualidade.

Estrada: não preciso dizer onde acontece né? A idéia é ir para uma estrada razoavelmente segura e fazer uma longa distância, evitando a monotonia em deslocamentos entre dois pontos distantes ou circuitos com quilometragem alta. Por exemplo: a estrada dos Romeiros, entre Santana do Parnaíba e Itu. Ótimo treino. 100km com subidas desafiadoras, principalmente na volta. É o meu treino preferido de estrada em São Paulo. Outro que gosto é da Dom Pedro, saindo de Atibaia. Tem um circuito muito bonito e você faz 90km planos em apenas duas voltas. No Paraná gosto de sair de Curitiba pela BR277 em direção a Ponta Grossa, subir a serra e retornar. Se não me engano dá 60km. Não é tão pesado quanto Romeiros, mas a subida da serra exige técnica e dá pra fazer boas variações. Na descida dá pra levar multa num radar de 60km/h na serra. Sem preço. Evito a 277 para as praias, muito perigosa. O treino de caiobá também é gostoso.

Giro: treino básico para fazer volume. Pode ter alguma variação de velocidade pra não ficar tão monótono. Não é muito diferente de fazer estrada, mas não estou aqui escrevendo sobre técnicas de treino de ciclismo, mas passando o que nós fazemos normalmente e como chamamos os treinos. Giramos na USP, normalmente as quintas e sábados em pelotões pequenos. A idéia é fazer um treino regenerativo.

Qualidade: terça-feira é dia de fazer força na bike. Foi hoje, fizemos 10 x 2,5km forte. Pelotão pequeno. A dica aqui é fazer com gente conhecida e que você confia. É um pouco perigoso. Como a raia da USP tá muito esburacada, é fundamental a comunicação entre os ciclistas. Meu pelotão de hoje tava muito desigual. Acho que estávamos em uns oito. Eu e o Marquinho puxamos os dois primeiros, em seguida o André puxou um com outro ciclista que não lembro o nome, em seguida ja tive que puxar de novo, e por mais duas vezes. Ou seja, deveríamos revezar quem ia pra frente, mas isso não ocorreu. Não me importo de puxar, mas assim só eu estou treinando, os outros nem tanto e não tenho refresco. Se for assim posso fazer sozinho ou em dupla.

De qualquer maneira o que ocorreu é que no sétimo tiro, alguém não avisou de um buraco, que o de trás caiu e quase se acidentou, e o próximo caiu nele também e assim por diante até eu estourar o pneu da frente. Felizmente não caí, mas podia. Não sou um ciclista experiente, mas também não sou novato. Já fiz viagem longa de bike e pedalei bastante em estrada e pelotão. A comunicação deve ser intensa num pelotão. Não aquela coisa horrorosa de ficar gritando buraco e ficar histérico pra todo mundo sair da frente, mas com gestos e sinais previamente combinados. Quem tá na frente tem uma responsabilidade muito grande. A integridade física do pelotão depende da atitude de quem puxa e também do resto do pelotão.

Uma dica valiosa? Procure um pelotão com gente que você confia e conhece. Conversem bastante e combinem algumas coisas previamente. Quando for a sua vez de ir na frente, respeite a velocidade combinada, sinalize buracos e obstáculos e sempre esteja concentrado. É divertido, mas cair e quebrar a clavícula é questão de bobear por uma fração de segundo.

Fui... me cuidando mais ainda com quem pedalo


2 comentários:

  1. Marcos !!! Parabéns pelo blog! Estou sempre por aqui...que ótimo post! Uma verdadeira aula!
    com dicas valiosas para quem anda em pelotão...ainda não é o meu caso, mas um dia crio coragem, e como vc mesmo disse tem que ser com alguém confiável !(...como vc !!! ja ta intimado a me ensinar...kkkkkk!!!)

    ResponderExcluir
  2. foi sacanagem no 7o. tiro da terça-feira o pessoal formar fila indiana...

    ResponderExcluir