quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lance Armstrong

É praticamente impossível falar de superação e esporte sem mencionar uma pessoa que, para mim, é um dos maiores símbolos vivos da vitória. Não só da vitória atlética, mas da luta para viver.

Vou fazer um pequeno resumos da biografia de Lance Armstrong para os que não conhecem a história ainda. São alguns trechos em tradução livre retirados do site oficial do atleta.

Lance começou como triatleta com 13 anos de idade e aos 16 já era profissional. No seu último ano de colegial treinou com o US cycling developmental team em Colorado, EUA. Isso selou a sua mudança do triathlon para o ciclismo.

Em 1996, após já ter vencido vários eventos profissionais de ciclismo, foi o atleta número um do ranking mundial de ciclismo, competindo no time olímpico norte americano em Atlanta. E após isso assinou contrato com o time de ciclismo profissional francês Cofidis Racing Team.

No que poderia ser chamado de auge de sua carreira, Lance foi forçado a abandonar a bicicleta com fortes dores. Testes revelaram um estado avançado de câncer testicular que havia já se espalhado para pulmões e cérebro. Apesar de que suas chances de recuperação fossem menores que 50%, um assustado porém determinado Lance Armstrong, iniciou uma forma agressiva de tratamento quimioterápico. Com o conselho de especialistas, ele fez um tratamento que tivesse a menor capacidade possível de perda de capacidade pulmonar como efeito colateral. A quimioterapia começou a surtir efeito e seus pensamentos gradativamente foram voltando a seu retorno ao ciclismo.

Nesse mesmo período Lance iniciou sua fundação de apoio a pacientes com câncer, a Lance Armstrong Foudation - LAF, veja o site aqui , que tem uma atuação muito grande na comunidade norte americana e que a pouco tempo se tornou global.

Em 1999, Após ter curado o câncer, Lance Armstrong ganhou seu primeiro, de sete títulos no Tour de France, o mais importante evento de ciclismo mundial. (desculpas para quem gosta do Giro d'Itália)

Após esse período Lance aposentou-se e dedicou cada vez mais tempo a sua fundação. O principal objetivo da Livestrong é unir as pessoas pela luta contra o câncer.

Em setembro de 2008 Lance voltou ao ciclismo, e correu o Tour de France de 2009. O objetivo maior de seu retorno foi criar consciência da luta pelo câncer mundialmente, em eventos paralelos que acompanham sua passagem em cada competição de ciclismo mundial.

Lance Armstrong é uma inspiração para muitos, para outros nem tanto. Muitos criticam sua personalidade e sempre existe aqueles que o acusam de dopping, apesar de ter sido um dos atletas mais testados contra drogas no ciclismo internacional e nunca ter sido condenado por isso. Ter personalidade forte e muitas vezes ser entendido como arrogante é comum em atletas de ponta, já que a exigência neste nível é muito alta.

Para mim, Lance Armstrong é uma inspiração e sua história comprova a força do ser humano.

Livestrong

Nenhum comentário:

Postar um comentário