
Vou fazer um pequeno resumos da biografia de Lance Armstrong para os que não conhecem a história ainda. São alguns trechos em tradução livre retirados do site oficial do atleta.
Lance começou como triatleta com 13 anos de idade e aos 16 já era profissional. No seu último ano de colegial treinou com o US cycling developmental team em Colorado, EUA. Isso selou a sua mudança do triathlon para o ciclismo.
Em 1996, após já ter vencido vários eventos profissionais de ciclismo, foi o atleta número um do ranking mundial de ciclismo, competindo no time olímpico norte americano em Atlanta. E após isso assinou contrato com o time de ciclismo profissional francês Cofidis Racing Team.
No que poderia ser chamado de auge de sua carreira, Lance foi forçado a abandonar a bicicleta com fortes dores. Testes revelaram um estado avançado de câncer testicular que havia já se espalhado para pulmões e cérebro. Apesar de que suas chances de recuperação fossem menores que 50%, um assustado porém determinado Lance Armstrong, iniciou uma forma agressiva de tratamento quimioterápico. Com o conselho de especialistas, ele fez um tratamento que tivesse a menor capacidade possível de perda de capacidade pulmonar como efeito colateral. A quimioterapia começou a surtir efeito e seus pensamentos gradativamente foram voltando a seu retorno ao ciclismo.
Nesse mesmo período Lance iniciou sua fundação de apoio a pacientes com câncer, a Lance Armstrong Foudation - LAF, veja o site aqui , que tem uma atuação muito grande na comunidade norte americana e que a pouco tempo se tornou global.
Em 1999, Após ter curado o câncer, Lance Armstrong ganhou seu primeiro, de sete títulos no Tour de France, o mais importante evento de ciclismo mundial. (desculpas para quem gosta do Giro d'Itália)
Após esse período Lance aposentou-se e dedicou cada vez mais tempo a sua fundação. O principal objetivo da Livestrong é unir as pessoas pela luta contra o câncer.
Em setembro de 2008 Lance voltou ao ciclismo, e correu o Tour de France de 2009. O objetivo maior de seu retorno foi criar consciência da luta pelo câncer mundialmente, em eventos paralelos que acompanham sua passagem em cada competição de ciclismo mundial.
Lance Armstrong é uma inspiração para muitos, para outros nem tanto. Muitos criticam sua personalidade e sempre existe aqueles que o acusam de dopping, apesar de ter sido um dos atletas mais testados contra drogas no ciclismo internacional e nunca ter sido condenado por isso. Ter personalidade forte e muitas vezes ser entendido como arrogante é comum em atletas de ponta, já que a exigência neste nível é muito alta.
Para mim, Lance Armstrong é uma inspiração e sua história comprova a força do ser humano.
Livestrong
Nenhum comentário:
Postar um comentário