segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Desafio 12 horas - segunda parte - organização

Muito tem se falado desde sábado sobre a organização das 12 horas do rodoanel. Vou dar minha opinião também. Mas vou fazer isso de maneira geral, comparando as organizações das provas que participei nos últimos meses.

A primeira coisa que me chama atenção em uma prova, quando se trata de organização, é o regulamento. Sou daqueles que lê todo o regulamento antes de decidir se vou participar. Acredito que prova bem organizada não é aquela que tem um monte de pessoas para tirar suas dúvidas quando necessário. Isso é bom, mas melhor ainda é não precisar perguntar nada pra ninguém. Quando não preciso da organização é porque foi bem organizado. Essa prova não teve nada disso.

Quando decidimos fazer as 12 horas combinamos de nos inscrevermos bem próximo da data limite pois queríamos ter certeza que a prova iria acontecer. Várias informações conflitantes estavam no site. O percurso seria de 20km plano. Em outra parte do site justificava-se o vácuo liberado pelo percurso seletivo em que as subidas dariam conta de separar os pelotões.... vai entender. Só para constar o percurso tinha 26km e não era plano. Era obrigatório o uso de faróis na bicicleta. Vi vários atletas pedalando sem faróis ou com lâmpadas ridículas que não iluminavam nada. Na minha opinião deveria ser verificado a cada saída de um atleta as condições dos equipamentos de segurança.

Não vou questionar se a prova deveria ou não ser realizada durante o dia. Eu sabia que era noturna e aceitei isso quando fiz a inscrição, fazia parte do desafio. Mas a segurança nesse caso deveria ser prioritária - não foi. Alguns pontos eram bem perigosos. A menos de 2km da largada havia um estreitamento da pista que dava a chance de no máximo passar dois ciclistas por vez. Para completar, o asfalto nesse trecho estava mole, o que dava uma grande sensação de insegurança ao passar. No primeiro momento você achava que o pneu tinha furado. Acontece que nesse mesmo local a pista do outro lado também ficava estreita, então você tinha ciclistas passado a poucos centímetros de cones e uns dos outros em direções opostas. Em outro local, a faixa de asfalto mole deveria ter uns dez metros, parecia que você estava pedalando na areia da praia. Só que se eu cair na areia da praia tudo bem, ali não eu estava rápido e no asfalto. Em pouco tempo começaram a surgir sulcos no asfalto e aí a coisa ficou perigosa mesmo. Tinha uma entrada de ponte mal sinalizada que estava muito perigoso também.

Tiveram também as coisas ridículas. No regulamento não havia nada sobre o procedimento de revezamento, portanto ninguém sabia como seria. O briefing da prova foi durante cinco minutos antes da largada. Na primeira troca de ciclistas foi tudo confuso. Toda vez que precisei de informações tive respostas ambíguas e muitas vezes conflitantes.

Alguém viu uma enfermaria na prova? eu não. Já precisei por duas vezes de atendimento no Troféu Brasil em Santos. Na primeira eu simplesmente tive um superaquecimento. O pessoal viu na hora quando cruzei a linha. Me pegaram calmamente e me levaram a enfermaria. Cinco minutos de água gelada na cabeça e já estava bem, com médico o tempo todo ao meu lado. Na segunda vez foi quando bati meu dedo do pé e novamente fui super bem atendido.

Mas também não gosto muito de choradeira. Se você não aguenta o tranco não vá. Ciclismo tem seus riscos, e ninguém é feito de açúcar. Existem riscos no esporte. Existe também a negligência da organização. Acho portanto que a prova era perigosa pela natureza dela e se tornou ainda mais pela negligência da organização. Não recomendo.

Alguns exemplos:

Ironman 70.3 Penha - Impecável. Todas as informações estão no site. Desde a programação, local, horários, inscrições, etc. Não precisei perguntar nada a ninguém. A entrega do kit é rápida, bike check in perfeito, entrega das sacolas também.

Troféu Brasil e Triathlon Internacional- Mais uma organização impecável. Não há dúvidas e o regulamento é bem claro. Calendário sai com grande antecedência, há possibilidade de inscrição pro campeonato inteiro com desconto. Muitos questionam a ausência dos chips. A mim não incomoda.

Long Distance Pirassununga - Começam os problemas. Pegar o kit é demorado pois tem três filas apenas e nenhuma informação de qual delas você deve pegar. Aí você tem que perguntar e as meninas não eram nem um pouco simpáticas. A prova é ótima e o local maravilhoso, mas o que eram aqueles caixotes em cima das tartarugas? Extremamente perigoso. Quem fez aquilo nunca pedalou na vida.

Corrida de natal da corpore - excelente, perfeita. Orientação para estacionar, pegar kit, lanches, banheiros em boa quantidade, guarda volumes, sensacional.

Ainda existem aqueles ítens acessórios que todos nós gostamos. Camisetas, medalhas, troféus, frutas na chegada, etc. Não vou também discutir se uma camiseta ou medalha é mais bonito que outro, é inútil. Gosto é gosto. Mas isso também conta.

Para finalizar acho que podemos fazer apenas aquilo que está em nossas mãos. Se tiver dúvida sobre a organização da prova, não participe. A organizadora do evento pisou na bola? Não participe mais de provas desse organizador. Simples assim. Long distance no rodoanel? To fora, nem pensar.

Fui... pensando no meu calendário do ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário