segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Esporte ou stress?

Existe um limite nisso tudo. Testo o limite do meu corpo diariamente, nos treinos, tentando aumentar minha flexibilidade (como os dedos do pé insistem em ficar longe do alcance das minhas mãos), conciliando meus horários de treinos e compromissos profissionais, e mais um monte de coisas.

Minhas últimas semanas foram de pouco treino. Pouco, quando se está próximo de uma prova é diminuir a intensidade dos treinos e não a quantidade de treinos. Ou seja continuar fazendo os mesmo 12 treinos semanais mas num volume menor. Talvez matar um ou outro treino só por matar.

Prometi a mim mesmo quando comecei a treinar triathlon que não deixaria a vontade de competir me dominar. Já competi demais em outros esportes, mas não adianta, quero chegar na frente, não tem jeito. Mas para isso é necessário ter paciência, deixar a continuidade dos treinos seguir seu caminho. Isso faço bem. No começo me incomodava perder um treino porque estava com sono, mas percebi naturalmente que o treino perdido, ou adiado por esse motivo, não era exatamente perdido. O corpo precisa do treino, do descanso, da alimentação, e de tranquilidade.

Uma grande amiga me ensinou algo que passaram para ela a um tempo atrás e era mais ou menos assim: "prefiro chegar a uma prova não tão treinado como gostaria mas bem descansado a chegar super treinado e cansado". Achei o máximo. É o óbvio.

Quando nosso objetivo principal está longe, digamos uns três meses pra frente, é difícil perceber que as vezes é preciso dar uma pisada no freio. Lidar com as frustrações. Não perder a paciência porque aquela reunião durou mais que deveria, ou furou o pneu do carro, ou porque ninguém tava a fim de enfrentar a chuva e pedalar, ou simplesmente porque nosso planejamento não funcionou da maneira que esperávamos.

Triathlon é pra dar prazer. Vivemos numa corda bamba, nos equilibrando nessa insanidade que nos deixa mais vivos e saudáveis e flertando com o sentimento de frustração que pode nos fazer perder a noção do objetivo disso tudo, um corpo são e mente também.

Fui.... sem stress

2 comentários:

  1. Desculpa porque anda perdendo muito treino kkkk

    ResponderExcluir
  2. Nossa, evoluiu rápido hein ? No final do ano passado vc não pensava assim não...aiaiai se chegasse atrasado no treino de bike do sabadão, imagina perder! Melhor assim.

    ResponderExcluir