terça-feira, 24 de agosto de 2010

Que venha Penha

Não sei exatamente como começou essa estória do "que venha Penha", mas pegou.

Explico:
Penha = Ironman 70.3 Brasil, que irá acontecer na cidade de Penha - SC dia 28 de agosto.
Quem fala isso? A nossa pequena turma de triatletas da MPR (Marcos Paulo Reis Assessoria esportiva) e alguns convidados especiais.

É uma daquelas piadas internas que só tem graça pra quem conhece, mas vou tentar explicar um pouco porque é tão importante.

Semana que vem alguns amigos irão fazer pela primeira vez uma prova desse tipo. Esse post é especialmente dedicado para eles e também para os leitores que irão passar por essa experiência no sábado.

Completar uma prova de triathlon não é para qualquer um. Um short (750/20/5) pode ser feito sem problemas por um atleta dedicado, por exemplo um corredor, que dedique-se por umas 8 semanas a fazer um treinamento específico para essa prova. A distância olímpica (1500/40/10) já é mais bacana, exige mais do organismo, e também dos treinos. É uma passo natural na evolução, assim como o Ironman 70.3 (1900/90/21) que é o treino para o IronMan (3800/180/42).

Vamos então ao que tenho a dizer para meus amigos (Alcy, André, Beto, Daniel, Julinha, Marquinhos, Ricardinho, Dani, Celso, Adriana e tantos outros) . Esses são os que acompanhei mais de perto e a maioria ainda não fez essa distância, ainda existe uma longa lista de pessoas.

Faz um ano que fiz meu primeiro 70.3. Depois dele fiz mais dois (Pirassunuga e Caiobá) e confesso que por enquanto é minha distância preferida. Não é uma prova para ser feita todo o mês, pelo menos para nós amadores, o esforço já é grande.

Umas dicas? Sem querer ser chato ou correr o risco de ser uma das "vozes" . Não entendeu olha o link

-Chega de treinar, vai descansar.
-Alimentação é importante, mas não pode ser um stress
-Tenha um plano de prova flexível
-Hidratação é fundamental
-Triathlon não é Nadar, Pedalar, Correr. O correto é Nadarpedalarcorrer , o que você fizer em uma das etapas vai afetar a outra. Para mim, tudo antes do T2 é preparação para a corrida.
-Seja gentil e cortes com os voluntários e equipe da organização. Não tem porque não ser. Brinque com a galera que entrega as caramanholas nos postos de hidratação, eles adoram (elas então...). Fazem a maior festa e essa energia vem muito bem quando você já está pedalando a duas horas naquela posição ingrata aerodinâmica. Vejo em muitas provas pessoas reclamando (aliás como as pessoas reclamam hoje em dia) dos voluntários nos postos de hidratação. Peraí, você não é profissional, dois segundos a menos no seu tempo não vai fazer diferença. Em 2004 estava fazendo o Sesc triathlon de Caiobá - Pr e uma amiga veio comentar logo que acabou a prova que tinha me visto correndo. Que legal, comentei, como você me achou? Você era o único que agradecia quando entregavam água. Até hoje eu falo obrigado para cada água que me entregam em provas. Posso estar sofrendo pra burro, mas não vou deixar de fazer isso. As vezes o sorriso não sai, mas agradeço. A energia vai e volta.
-A família vai? Faça festa, envolva eles na sua conquista, brinque, de sorrisos, bata na mão. Eles fazem parte disso tudo, ou você acha que é fácil nos aguentar treinando? Ano passado passei a prova inteira vendo faixas de uma família dando parabéns pela conquista do Pai/Marido. Achei o máximo, para logo em seguida descobrir que era pro Wellington, companheiro de treino e que esse ano vai pra lá de novo. Em Caiobá minha filha Gabriela cruzou a linha de chegada comigo, sem preço (me emociono até hoje só de pensar, mas olhando a foto ali em cima qualquer um entende o porquê).

O mais importante de tudo? DIVIRTA-SE. É pra isso que acordamos as 4:30 pra pedalar, é por isso que falamos não para um monte de coisas que dão prazer momentâneo, é pra isso que treinamos de maneira insana. É para isso que tomamos o caminho de sermos Determinados em nossos objetivos.

Não sei a receita da felicidade, mas cruzar aquela linha de chegada é uma experiência única, e a euforia dessa conquista dura por semanas, isso eu prometo a vocês.

Fui... E QUE VENHA PENHA!

5 comentários:

  1. Pera aí? NINGUÉM TRABALHA NESSES DIAS NÃO???????????? (mais uma piadinha "das internas")

    Achei engraçado você dizer sobre agradecer a água....também faço isso....até quando não pego...hahahaha.

    Lembro uma vez há MUITO tempo, num duathlon da Cia Athlética, na marginal. Uma puta chuva. Um monte de staff bem humorados! Um deles falou:" Voces" são heróis! Estava sofrendo muito, mas berrei de volta: "HERÓI É VOCÊ!" Queria ter continuado, mas o cansaço, a dor nas costas e a chuva não deixaram. Queria ter dito que herói era ele de estar debaixo de chuva, cuidando das pessoas que faziam a prova, provavelmente sem ganhar um puto! Também concordo que temos obrigação de sermos gentis.

    De resto, também fiquei emocionado e mais pilhado pra prova!

    QUE VENHA PENHA, então!

    ResponderExcluir
  2. Agradecer sempre, mesmo qdo nao pego a agua digo "Não obrigado".... realmente é um reconhecimento... O dia tá chegando e estou contando as horas... ansiedade é a palavra...
    Mas como nós dizemos, "QUE VENHA PENHA"... Como falei hoje pro Marcos por telefone... TÁ TODO MUNDO ENROLANDO NESTES ÚLTIMOS DIAS ....

    ResponderExcluir
  3. Vamo que vamo!

    Agora acho que eu que lancei o "que venha Penha" (devido ao meu período criativo durante as férias!) huahuhua

    Marquinhos

    ResponderExcluir
  4. Também agradeço sempre!!

    bjs

    Que venha Penha!

    ResponderExcluir
  5. Marcos
    Boa sorte, boa prova, vai com tudo.
    Tou na torcida pra vc pegar esta vaga desde o ano passado. Agora é mais difícil, mas vc tá bem mais preparado e focado.
    Sei que vc não liga, mas SE ALIMENTE DECENTEMENTE! Isso faz diferença.
    Vou ligar no sábado à tarde pra saber como foi.
    Meu coração estará sintonizado em Penha-SC.
    beijão.

    ResponderExcluir